segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vote.


O tribunal eleitoral fala de "nulidade de voto", que é quado eles (o tribunal) anulam os votos por causa de fraudes. Caso mais de 50% dos votos forem anulados por fraude , a eleição é cancelada. Agora, o voto nulo não muda nada.
Uma pessoa pode ser eleita com apenas um voto (caso todos os outros votos sejam brancos ou nulos). Se não acredita, pesquise mais sobre isso. São considerados apenas os votos válidos para as apurações. Se você votou em branco ou anulou seu voto, você não protestou, não mostrou sua indignação, não mostrou que está insatisfeito, não ajudou a desmascarar nenhum esquema, não fez nada. Simplesmente foi um a menos na contagem dos votos. Se realmente acha que nenhuma das opções são boas, seja você a boa opção.


O argumento de que não existe nenhum bom candidato também não é bom. Primeiramente falando do legislativo, existem centenas de candidatos. Um deles, certamente, é diferente dos demais. Ainda que não seja exatamente bom, mas melhor do que as opções. Não vão naquela onda de senso comum de que "político é tudo igual". É por esse tipo de pensamento que as mesmas figuras continuam no poder, e mantem o status quo. Somos nós que temos que promover a mudança. O voto é, no momento, a mais viável ferramenta de promover essa mudança. Procure um bom candidato, é sua obrigação, legal e moral. Quanto ao executivo, são muito menos opções, mas ainda assim, entre quem quer arrancar seu braço e quem quer arrancar sua perna, decida qual dos dois seria pior, porque se não o fizer, escolherão por você. À menos que você queira derrubar o sistema como um todo, mas aí é outra história. E um voto nulo não vai ajudar em nada nesse objetivo, então, esqueça: Dentro do atual sistema, o voto é sua única forma de ajudar a mudar alguma coisa. Use com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário