sábado, 1 de setembro de 2012

Eleições à vista!

Palavras da minha prima Lenise Reis:

"É ano de eleição. É ano daquele papo clichê de que "o seu voto pode mudar a sua cidade". É ano de promessas, pedidos, compras e vendas. É ano de tomar vergonha na cara e pensar mais antes de fazer merda.

E sim, é muito verdade de que o seu voto faz diferença, que você pode mudar sua cidade, que votar nulo é burrice e se abster é pior ainda. Nem todo candidato é igual, e, pra mim, quem diz isso é também quem diz que mulher/homem é tudo igual, mesmo sem ter provado cada um. Aconselho: NÃO VOTEM POR CABRESTO. Não é porque seu amigo, seus parentes ou mesmo eu votarei em alguém que você deve seguir essa opinião sem avaliar e refletir sobre ela; ainda mais hoje em dia, que todo mundo tem facebook e twitter, fica tudo tão fácil pra estudar seu candidato! Ele tem conta em alguma mídia social? Adicione-o. Veja suas propostas, aliás, veja se ele tem propostas. Não acredite em candidatos, principalmente vereadores, que dizem "eu construí escola tal", ou "eu pavimentei tal rua". Isso não é função de vereador. Afinal, eles fazem leis ou são serventes de pedreiro? E, se alguém vier dizendo "vote em mim e eu ponho seus filhos na creche" ou "vote em mim que eu dou uma cadeira de rodas pra fulano", imagine um headshot e ignore-o. A compra de votos não é só com dinheiro. Cargos, cestas, favores, benefícios também são formas de comprar seu voto, pequeno padawan.

Sei muito bem que, no meu facebook, pouquíssimas pessoas precisam ler este tipo de coisa. Mas conhecimento retido não é conhecimento. Se você sabe de tudo isso e não tenta "conscientizar" ninguém, é pior que não saber. Afinal, não é criminoso só quem mata, mas também quem omite socorro. 

Mais uma vez, peço encarecidamente: conheça seu candidato. Saiba de seu passado, não só político. Saiba de suas alianças políticas anteriores ao período eleitoral. Se der, converse pessoalmente com ele. Se não der, vigie-o. E vigie-se também, não se deixe levar. E, se analisando, pesquisando e se inteirando sobre as candidaturas, ainda assim você não souber em quem votar, converse, debata, discuta. Ser prefeito ou vereador é mais que receber auxílio paletó. Ser eleitor é mais que ser votante. Ser cidadão é mais que utilizar dos bens públicos. E ser ético nunca será ser abstêmio."
--------------------------------------------------------------------------------------
Pessoalmente, eu, Victor Coelho, não acredito que vivemos numa democracia, e não acho, de verdade, que nosso voto realmente faça A diferença, mas ainda é considerado como nossa principal ferramenta de mudança. Acredito que essa mudança viria com uma revolução, baseada na educação e conscientização, mas votar é o melhor que podemos fazer, por hora. Então, que o façamos com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário