terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lucro Brasil

Pode isso, Arnaldo?!

Há alguns dias circula pelo Facebook a campanha "Abaixo Lucro Brasil". A premissa é de que no Brasil nós pagamos mais caro do que em qualquer outro país do mundo por carros que são muito piores do que em qualquer país do mundo. Por exemplo, só por aqui carros 1.0 são padrão. Lá fora normalmente nem existem. O padrão de segurança dos nossos carros estão defasados em 20 anos em relação ao padrão europeu. Aqui, câmbio automático é acessório de luxo, no exterior é padrão. Aqui, Corolla é carro de executivo, lá é popular como o nosso Uno. Aliás, lá fora, esse Toyota custa R$17.900,00, bem menos que um Uno semi-novo por aqui. A carga tributária no Brasil é exorbitante, e nisso não existe absolutamente nenhuma novidade. Trágico mesmo é notar que, pelo menos dessa vez, a culpa não é  do governo. Os impostos compõe 29,7% do valor do veículo. Mas a margem de lucro dos fabricantes é que escandaliza a coisa toda. O exemplo acima é apenas um dos casos. Por exemplo, um Camaro 2SS nos EUA custa, em Reais, R$ 65.243,00, contra R$199.000,00 no Brasil. Já um Volvo S60 lá sai por R$69.687,00, contra R$169.900,00 por aqui. Então, como pode um carro x custar mais que o carro y, e ser vendido por aqui com x sendo mais barato que y? Tem coisa muito errada aí. E o que está errado é o comportamento passivo do consumidor, que lamenta o preço alto, mas paga. Historicamente, em todos os ramos, o brasileiro nunca se mobilizou para usar a melhor arma contra algo que não satisfaz: Boicote. É só parar de comprar carro 0km, que pela lei de oferta e procura, o preço vai ter que cair. E a qualidade vai ter que subir.

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