quarta-feira, 28 de março de 2012

Corrupção é inaceitável. Todos os tipos dela.









Ok, muitos políticos se enriquecem ilicitamente com dinheiro público. Mas não é porque a imprensa martela isso na nossa cabeça o tempo todo que nós temos que achar que esta é a única corrupção que existe. E tampouco, a mais perigosa. Este texto visa alertar para um das formas de corrupção que, ainda que não tão nociva quanto a citada anteriormente, é muito danosa porque aceitamos ela mais "na brincadeira", e não reclamamos efetivamente: Propaganda enganosa.

Quando você pega esse pote de achocolatado "Alpino", você associa inevitavelmente ao delicioso sabor daquele bombonzinho redondo de embalagem dourada. E quando só se pode ler em fontes pequeninas os dizeres "Este produto não contém chocolate Alpino", muitas pessoas compram achando que tomarão um líquido tão gostoso quanto a imagem sugere. Legalmente falando, eu até acho que a Nestlé se protege da acusação de propaganda enganosa. Mas moralmente, não. Quando ela vende um produto com uma embalagem que te faz pensar que o produto é uma coisa que ele não é, ela está te enganando. E isto é corrupção. É errado.

Quando você compra um sanduíche, um biscoito, um panetone, ou qualquer outra coisa que tenha uma foto do produto na embalagem, as empresas se safam de processos colocando minúsculos dizeres "imagem meramente ilustrativa". Mas moralmente, elas estão te enganando. Principalmente se tratando de alimentos (mas não exclusivamente deles), nós primeiro consumimos o produto com os olhos. Uma vez tentados pela atração e sedução da bela imagem do produto, compramos, abrimos a embalagem, e nos decepcionamos com o que encontramos. Isto é corrupção. É errado.

Quando você compra um Cup Noodles, um Ruffles, um cereal, um sabão em pó, etc, e o produto vem numa embalagem muito maior do que o necessário para a quantidade do produto vendido, as empresas se defendem indicando que a quantidade que a embalagem realmente contém está escrita no rótulo. Legalmente é permitido, mas moralmente, não. Nós somos manipulados e levados inconscientemente a acreditar que estamos comprando uma quantidade maior do que na realidade é. Isso não pode ser defendido pelo argumento de que isso "é uma jogada de marketing", "é pra mexer com o psicológico do consumidor", entre outras falácias. Isso é enganação. É usar de ilusão de ótica, distração, desinformação, e demais limitações humanas para te fazer pagar mais por menos do que a gente acha ou sente que está comprando. Isto é corrupção. É errado.

Quando a Garoto coloca no ar uma propaganda que martela na sua cabeça uma frase dita em tom hipnótico "Compre Baton! Compre Baton!", ou quando a Coca-Cola coloca mensagens subliminares durante a exibição de um filme enviando sugestões ao subconsciente dos espectadores para consumirem seus produtos, ou ainda quando a Axe mostra que quem usa seus produtos tem uma vida sexual mais movimentada, estas empresas estão usando seus sentimentos e sua percepção dos fatos de uma forma distorcida. E isso é muita corrupção. É muito errado. É usar elementos que não temos praticamente nenhuma forma de defesa (exceto talvez por sair da exposição a essas técnicas) para nos forçar a comprar.

Quando a Nissan faz uma campanha publicitária que, em vez de mostrar as vantagens dos seus produtos, prefere exibir os defeitos, problemas e desvantagens dos seus concorrentes, ela está sendo anti-ética, o que é moralmente condenável. É uma forma de concorrência que dá a entender que você deve comprar os carros dela, não porque são melhores que os outros, mas porque os outros são muito ruins, e a Nissan acaba sendo a única opção. Isto é corrupção. É errado.

Enfim, estas e várias outras formas de enganação, mentiras, manipulações e técnicas imorais que são causa de rios de dinheiro tão suados quanto o que é levado em impostos mal utilizados pelos governantes. Mas essas coisas aparentemente não chocam tanto as pessoas, porque não tem matéria de capa na Veja, reportagem gigante no Fantástico, matéria especial no Jornal Nacional, etc, sobre esse tema. Isso é velado, todo mundo sabe, mas ninguém faz nada além de piadas. É muito mais tolerado do que a já vergonhosa corrupção dos governos.

Então, meu apelo é: Diante de propaganda enganosa, DENUNCIE SEM DÓ! As empresas não terão piedade de você na hora de lucrar sobre sua passividade e ignorância.

3 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau! E cito aqui outro exemplo de marketing enganoso que já me afligiu muito durante os estudos de nutrição: os famigerados diet e light. A maioria passa uma imagem enganosa ao consumidor, levando até à prejuízos na saúde, além do desfalque monetário, uma vez que quase sempre custam mais que o produto convencional...Sempre que posso eu alerto os conhecidos sobre as pegadinhas desses produtos.
    Agora, ficou a dúvida: onde denunciar? Sinceramente, não conheço um órgão REALMENTE competente e eficiente para tais casos...

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  2. Fico nessa dúvida também... quando descobrir eu posto aqui.

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  3. Muito boa, Victor. Millor Fernandes já disse várias vezes com várias piadas diferentes no começo da década de 90 que a condenação aos políticos corruptos não se movia por ética, mas por inveja. E isso era no governo Collor. Agora no governo Lula (Dilma pra mim é insignificante) vemos uma indignação contra os corruptos incluindo piadas aqui no Facebook. De direitistas querendo que a direita volte e de esquerdistas contra os direitistas, e apenas contra eles.
    Parabéns pelo blogue.

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